6 de maio de 2009

Entrevista com o naturólogo Paulo Gustavo Tavares no site "Sentidos"




Técnicas naturais ajudam no tratamento dos problemas neurológicos causados pela ataxia


Problemas neurológicos causados pela ataxia - disfunção na coordenação dos movimentos musculares do indivíduo que pode ser hereditária ou adquirida - podem ser tratados com a ajuda da Naturologia. A ciência que usa técnicas naturais como a fitoterapia (tratamento através de plantas); massoterapia (massagem terapêutica); terapia floral (como os de Florais de Bach); terapias orientais (acupuntura, fitoterapia chinesa) e várias outras trata do ser humano como um todo.

"Essas terapias naturais poderão contribuir, e muito, com o auxílio ao restabelecimento de um padrão de melhora para as pessoas que sofrem deste distúrbio", diz o coordenador do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, André Luiz Ribeiro. Ele explica que a fitoterapia, por exemplo, age no sistema imunológico e sensorial. Podendo ainda ser utilizada efetivamente no revigoramento muscular. Já os florais auxiliam no aspecto psicoemocional, equilibrando o indivíduo e aumentando as suas perspectivas de melhora.

"Eu acordava no meio da noite com uma sensação de sufocamento e uma pressão no peito", conta a vice-presidente da Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas (ABAHE), Priscila Fonseca, de 31 anos. "Depois que comecei a tomar florais passei a me sentir melhor." Há seis anos, Priscila descobriu que tinha ataxia hereditária. Sintomas como tontura, perda de equilíbrio e dificuldade de iniciar a marcha fizeram com que ela chegasse ao diagnóstico. "O tratamento com técnicas naturais tem trazido bons resultados para o meu bem estar", afirma Priscila que além de usar os recursos da naturologia também faz fisioterapia, fonoaudiologia e equoterapia.


A naturologia busca o equilíbrio do corpo e da mente facilitando o contato da força curativa existente em cada indivíduo. Em pessoas com problemas neurológicos causados pela ataxia, o naturólogo procura avaliar quais são suas possibilidades e necessidades reais. "Tentamos promover ao máximo a qualidade de vida e o bem-estar psicofisiológico, mesmo com a existência de limitações físicas", diz o naturólogo Paulo Gustavo Tavares, de Taubaté/SP, que é formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - outra universidade que forma profissionais em Naturologia, além da Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Para aliviar dores no corpo de seus pacientes, por exemplo, Tavares busca os recursos da Massoterapia, Reflexologia e Hidroterapia. Para trabalhar a harmonia emocional, ele utiliza os recursos e modalidades de Arteterapia, Florais de Bach (e outros tipos de Florais) e Aromaterapia. "Essas técnicas ajudam o paciente a lidar e harmonizar seu "mundo interno", dando-lhe, assim, condições mais favoráveis de interagir com si próprio, com a família e com a sociedade.", diz.

Apesar de sua eficácia o uso da naturologia não exclui as demais formas de tratamento, como a medicina convencional. "Ao contrário disso, é muito importante que seja aliada a ela, tendo sempre como objetivo maior o bem e a saúde do ser humano nas suas diversas necessidades. Havendo a interdisciplinaridade no que se refere ao cuidado de um interagente - maneira como o paciente é denominado na naturologia -, o resultado será sempre surpreendente", garante Tavares. O coordenador André Luiz Ribeiro, da Anhembi Morumbi também ressalta a importância do trabalho em conjunto. "As terapias naturais poderão atuar como elementos complementares, auxiliando a recuperação da saúde e promovendo um bem-estar físico, psíquico, emocional e social do ser humano."



Fonte:

0 comentários: