9 de fevereiro de 2009

O que é Naturologia?

NATUROLOGIA
www.paulogustavotavares.blogspot.com


O que é?

Ciência da saúde que objetiva o estado harmônico do ser humano com seus diversos níveis e necessidades (físico, emocional, psicológico, social e ambiental). Compreende que a saúde, propriamente dita, abrange a inter-relação adequada e equilibrada entre estes diversos fatores da vida, não significando, portanto, simplesmente a ausência de sintomas ou doenças. A Naturologia promove a saúde dos seres humanos, bem como previne contra as doenças. O termo utilizado para denominar o profissional de Naturologia é naturólogo.
Naturologia não é terapia ou medicina alternativa, já que entende que não é necessário, num tratamento de saúde, alternar entre as profissões da área: ou Medicina, ou Naturologia, ou Psicologia, ou Fisioterapia, etc. Todas estas áreas são importantes e complementam-se entre si, não sendo aconselhável o exclusivismo em relação a qualquer uma delas.
Como recurso terapêutico faz uso de terapias naturais, tais como: Fitoterapia; Hidroterapia; Reflexoterapia; Florais de Bach (e outros métodos florais); Geoterapia; Cromoterapia/Cromopuntura; Massoterapia; Aromaterapia; Musicoterapia; Arteterapia; Trofoterapia; Iridologia/Irisdiagnose. Todas estas práticas terapêuticas naturais, bem como toda a visão que a Naturologia tem do homem e sua saúde, têm como base as medicinas tradicionais do mundo. São exemplos destas medicinas tradicionais, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Medicina Ayurveda, a Medicina Xamânica, dentre outras.


Tratamentos utilizados e o que significam:


Fitoterapia: Tratamento natural que faz uso das diversas plantas medicinais, em forma de chás, cremes, pílulas, emplastos, dentre outras modalidades. São recursos terapêuticos sem a presença de substâncias químicas artificiais.


Hidroterapia: Terapia que se utiliza dos recursos salutares da água como meio de reestabelecer a harmonia do organismo físico, bem como dos níveis energéticos e psicoemocionais do ser humano. Basicamente são os recursos térmicos da água que são empregados nos tratamentos, através, por exemplo, de compressas, banhos parciais ou completos, banhos simples ou de contraste, envoltórios parciais ou completos, vaporização (inalação), dentre outras modalidades. Assim como as demais práticas naturais, atua em diversos níveis, não ficando restrito ao efeito fisiológico.


Reflexoterapia: Terapia de estímulo ou sedação de diversos pontos reflexos existentes nos pés e nas mãos, através de pressão ou deslizamento efetuados nestas áreas. Todo o organismo humano tem regiões reflexas (através do Sistema Nervoso) nos pés, nas mãos, como em outros locais do corpo (nas orelhas por exemplo). Uma vez sabendo disso, a Reflexologia identifica e trata o organismo por meio destes referidos pontos.


Florais de Bach: Tratamento que se utiliza dos aspectos salutares (em nível vibracional) das flores. Tem ação tanto sobre a mente, as emoções, como sobre o organismo, trazendo, com isso, o estado natural de harmonia destes níveis da vida humana (de animais também).


Geoterapia: Terapia natural que faz uso das propriedades medicinais de variados tipos de argila. Existe argila de cor vermelha, verde, branca, amarela, etc. A própria cor da argila já indica sua propriedade terapêutica, de acordo com sua composição mineral. Cataplasma, envoltório (cinta), água argilosa, máscara fácil, massagem desintoxicante com argila, uso oral, entre outros, são algumas modalidades desta terapia.


Cromoterapia/Cromopuntura: Terapia que faz uso dos recursos terapêuticos das cores (luz em freqüências de ondas diferentes). A Cromopuntura se utiliza de uma caneta (bastão) de Cromoterapia, através da qual é possível incidir uma luz em pontos específicos do corpo (são pontos dos meridianos da Acupuntura), proporcionando os devidos estímulos (em nível celular).


Massoterapia: Terapia através de massagens (existem variados métodos e técnicas de massagem terapêutica). Possui diversas modalidades e finalidades, atuando tanto em nível fisiológico como em nível emocional.


Aromaterapia: Terapia que faz uso de óleos essenciais aromáticos (óleos puros extraídos de plantas), que têm efeitos sobre as emoções e o funcionamento fisiológico do corpo humano.


Musicoterapia: Faz uso de diversos recursos terapêuticos dos sons, músicas, ritmos, etc. Assim como as demais práticas naturais, a Musicoterapia atua em todos os níveis do ser humano, desde aspectos fisiológicos a padrões psicoemocionais.


Arteterapia: Recurso terapêutico baseado em técnicas específicas (através da produção artística) que visam uma ação direta sobre a saúde física e emocional do ser humano. A Arteterapia tem uma gama muito grande de possibilidades e modalidades de uso terapêutico, não se restringindo a simples produção de desenhos ou pinturas.


Trofoterapia: Prática natural que se utiliza das propriedades terapêuticas dos alimentos, para tratamento de diversas doenças.

Iridologia/Irisdiagnose: Estudo e avaliação da íris humana, para a identificação de diversas características referentes, tanto ao funcionamento do corpo físico (fragilidades de órgãos, dificuldade de eliminação de toxinas, etc.), quanto características psicoemocionais.

1 comentários:

Jorge Purgly disse...

Olá Paulo,
Desejo um Feliz e Próspero ano de 2010!
Um abraço,
Jorge
Veja os meus blogs abordando os seguintes aspectos:
Comunidade
http://purgly.blospot.com
Social
http://xeesm.com/JorgePurgly
Ambiente
http://mastersuno.blogspot.com
Renda
http://konektigi.blogspot.com
Saúde
http://drbachflower.blogspot.com
Corpo
http://biometrio.blogspot.com